Não comprem presentes 1

Não comprem presentes

Em P40 por perdidoaos405 Comentários

Essa semana estou me despedindo dos meus alunos na pequena Bannonghoy School onde passei 1 mês aprendendo com todos por aqui.

img_7717

Hoje eu pedi para a diretora da escola falar com os alunos para não comprarem presentes para mim pois percebi que alguns alunos estavam querendo fazer isso, os motivos são dois; O primeiro é que não tenho espaço na mochila para levar presentes, o segundo é que eles são pessoas simples e do campo, passei pela casa de alguns alunos e são muito simples, algumas não tem nem energia elétrica, eu fico feliz de ter um chuveiro no meu quarto, não é elétrico mas já ajuda, isso por aqui é luxo.

O presente que eu queria daqui eles já me deram, a forma como eles me tratam, como me abraçam depois da aula, as brincadeiras que fazemos juntos e o futebol no final do dia compensam qualquer presente. Além disso perceber que a cada dia que passa vocês entendem um pouco mais do que tento ensinar isso é inestimável.

Esses últimos dias tem chovido muito, o quarto fica no fundo da escola e por causa da chuva ficou cercado de possas d’água e o barulho dos insetos, sapos, grilos e sei lá mais o que, é muito alto, sou o único voluntário então acabo passando muito tempo sozinho, o sinal de internet no quarto é fraco, tem posição que ele funciona, tem posição que não, a tela de proteçao contra insetos que cobre a minha cama não impede a invasão de alguns, eu passo repelente no corpo para dormir e confesso que algumas noites são bem solitárias.

Mas sempre temos o dia seguinte e as crianças me dizendo “Good Morning Teacher” com as mãos juntas e elevadas na altura do queixo, sempre tem os sorrisos dos professores e a alegria do dia.

Hoje durante a aula para meus alunos mais velhos, entre 9 e 11 anos de idade, desenhei no quadro, do meu jeito tosco de desenhar, o globo, mostrei onde fica a Tailândia e onde fica o Brasil e coloquei no centro um coração dizendo que assim que estariamos conectados, mostrei um vídeo falando da importância do sorriso, depois tentei faze-los entender que o sorriso abre portas, que quando conversamos com alguém com alegria essa alegria retorna para nós e que com o sorriso elas poderão conquistar o mundo e fazer o que quiserem.

Sei que uma das alunas gosta de música e de tocar violão, disse que ela pode fazer isso, disse que todos eles podem fazer o que quiserem pois o mundo é deles, o mundo é nosso.

Falei empolgado e rapidamente em inglês, perguntei no final se me entenderam mais eles ficaram apenas me olhando, perguntei em Thai então se eles haviam me entendido mais ou menos, “Nic nói”, elas riram e não disseram nada.

Uma das alunas ficou de pé e me chamou “Teacher” virei para ver o que ela queria e ela me disse “I love you” ali eu entendi que as crianças podem não terem me entendido completamente, esse professor louco que lota o quadro de desenhos, usa o cabo do computador fingindo ser microfone e fica dançando lá na frente, mas elas entenderam meus olhos, meus gestos e principalmente minha intenção.

Virei para o quadro e vi o desenho que tinha feito, rapidamente pensei em todas viagens que já fiz e no quanto queria que elas pudessem fazer o mesmo mas eu entendo que a realidade delas é diferente, muitas delas não sairão daquiimg_7635 do pequeno distrito de Wattana Nakhon, senti-me então um pouco culpado por apresentar para elas esse mundo lá fora. Mas apesar de simples elas são inteligentes, no final da aula além dos abraços eu ganhei alguns desenhos e percebi a forma como elas me vêem.

Então não me comprem presentes, pois presente nenhum substituirá a alegria de passar um tempo aqui.

Wattana Nakhon – Bannonghoy School Thailand

Perdido aos 40

Comentários

  1. Eu estou feliz de maiiiiiiiiiiiis por Você 😄😄😄😄😄😄😄😘😘😘😘😘

  2. Que lindo!!!
    Você é o máximo!!!
    Parabéns!!! Tem minha eterna admiração!!!
    Bjs
    Mairi

  3. Grande André
    Fiz 1o contato com vídeo e tudo q está fazendo .
    To com muita vontade de fazer esse caminho tb .
    Vou continuar buscando + informações a respeito .
    Grande abraço

  4. Caramba esse site é sensacional hahahaha acabei de conhecer, estou gostando muito, um abraço!

    1. Author

      Dinei
      Muito obrigado pela mensagem, sempre bom receber essas palavras que me incentivam a continuar com esse trabalho.
      Grande abraço!
      P40

Leave a Comment